Tuesday, April 26, 2011

Nuts de Viagem - Nova Iorque


Tempos a tempos temos connosco uma rubrica inteiramente dedicada às viagens. A esta rubrica vou chamar de Nuts de Viagem e irá focar em destinos em que já estive, ou que espero um dia visitar... Como esta é a primeira noticia que vou "postar", vamos começar em GRANDE, com a minha cidade favorita: New York!!!

Nova Iorque, é sem dúvida a capital do mundo, é simplesmente irresistível, vibrante e viciante.

Estive lá o Natal passado com a minha namorada, foram cerca de 10 dias e achei a cidade fantástica. Primeiro que tudo parecia que já a conhecia através dos filmes. As avenidas intermináveis, multidões a atravessar as ruas, milhares de lojas, os carros gigantes, o Empire State Building, a Estátua da Liberdade, a ponte de Brooklyn..eh pá tanta coisa.. Confesso que demorei alguns dias, para conseguir assimilar tanta diversidade..Mas também é verdade que ao fim de alguns dias, já andava de café de 5 litros na mão e a comer pretzels..o estilo de vida nova Iorquino a certa altura começa mesmo a apoderar-se do nosso corpo!



Dos filmes conhecia os prédios e os monumentos, mas não conhecia propriamente aonde é que estes se localizavam. Como tal, e como uma viagem deste calibre assim o "exige", comprei o Guia da American Express (passo a publicidade). E foi lá que percebi que NY era constituída por 5 distritos:

  1. Manhattan, Condado de Nova Iorque, é o centro económico da cidade e onde se localizam a maioria dos arranha-céus da cidade. Geralmente quem visita NY, nem sequer sai de Manhattan.
  2. Bronx,está localizado no norte da cidade, sendo o único distrito de Nova Iorque que está no continente (todas as outras quatro estão localizadas em ilhas). É actualmente o distrito mais pobre e violento da cidade. Pelos vistos é uma zona onde até as baratas andam de ponta e mola...
  3. Brooklyn e Queens. Distritos residenciais.
  4. Staten Island.Tenho ideia que é a zona mais isolada de NY.





Nut you must do this!
Visitar a Estátua de Liberdade (vai-se de ferry até à ilha e tira-se lá a foto da praxe); subir ao Empire State Building (fui de dia, mas dizem que de noite também é espectacular); passear ou correr no Central Park (para os que gostam de correr vão-se passar completamente); atravessar a ponte de Brooklyn; conhecer Downtown (dar uma espreitadela na NY Stock Exchange); ir a Time Square à noite e percorrer a 5ª avenida (lojas super conhecidas a preço proibitivos).

Acho fundamental conhecer Greenwich Village (bairro com bastante clubes de Jazz, discotecas e bares); aproveitar para explorar Little Italy e Chinatown (numa hora dá para ver tudo e mais alguma coisa); os museus (Met, Moma, Museu de História Natural) e se tiverem marcado (com 3 meses de antecedência como eu fiz) ver um jogo da NBA do New York Knicks no Madison Square Garden!!!!



(se estiverem interessado, aconselho este site para reservarem bilhetes para jogos da NBA ou para a Broadway)
http://www.ticketron.us/




Pontos positivos:
  • Cidade muito "caminhável". O metro também é muito recomendável, especialmente se comprarem o Metro Card (é o nosso Lisboa Viva).
  • Extremamente segura (acreditem que é bem verdade).
  • Museus, lojas, parques, edifícios, os táxis amarelos, a vida Nova Iorquina, Time Square, Rockefeller Center, Central Park, 5ª av., Harlem, SoHo, Tribeca, Broadway, as pessoas...etc etc..
  • A cidade é como se fosse uma injecção de adrenalina e estamina. Portanto acreditem que saem sempre de lá revigorados.
  • Compras, compras, compras e ah muitas compras. Melhores marcas a preços ridículos de tão baixos que são (nas lojas certas claro! mais concretamente nos Outlets) Eu que não sou nada adepto de compras, quando dei por mim, já tinha atingido o plafond do cartão de crédito ( e não não é de 150€).
Pontos Negativos:
  • A comida não é barata. Nos dias que lá estive, os meus almoços eram geralmente uma sandes e uma sopa no Café Metro. Nunca paguei menos de 10-11$ (~7€). Ao jantar comprávamos queijinhos, hot pretzels (são óptimos), sushi, wasabi peas e cerveja. E pitávamos no quarto. O pequeno almoço era sandoca e um copo de leite (tb no quarto).
  • Se forem aos super mercados (Delis), a maioria dos produtos não têm os preços etiquetados. É verdade não é um problema por aí além..mas para quem faz as compras todas nestas lojas acaba por ser chato, diria mesmo irritante, estar constantemente a perguntar ao indiano: Sorry and how much is this? and this one? E mais, meus amigos, sempre que virem o preço de alguma coisa preparem-se para fazer continhas porque o IVA nunca está incluído..
  • Hotéis são extremamente caros, mas é NY, certo?


 
Conclusão: Cidade 5 estrelas, com muita coisa para fazer. Se nunca lá foram, aconselho vivamente porque vale mesmo mesmo a pena. Nem que seja para comer umas NUTS 4 NUTS (sim é daqui que vem o nome do blog).

Para os interessados deixo-vos o site da Time Out NY: http://newyork.timeout.com/


Saudações Nuts!

CajuNuts


Boas!

A primeira receita deste espaço é dedicada ao meu aperitivo favorito: caju.

Este ingrediente é originário do Brasil e teve direito a destaque no programa Ingrediente Secreto do Chef Henrique Sá Pessoa. Partilho aqui esta óptima sugestão com este pseudofruto.

Ingredientes para 4 pessoas:
· 2 peitos de frango
· 3 colheres de sopa de óleo vegetal
· 3 colheres de sopa de caju
· 5 pés de cebolo
· 2 dentes de alho
· 1 botão de gengibre
· 2 malaguetas (vermelhas)
· 1 lima
· 1 colher de chá de molho de peixe Tailandês (encontra-se no Corte Inglès)
· 1 ramo de hortelã
· 1 ramo de manjericão

Modo de Preparação:
Cortar o peito de frango em pedaços.
Descascar um botão de gengibre, ralar e reservar

Aquecer bem o wok com o óleo vegetal.
Laminar 2 dentes de alho, picar 2 malaguetas e reservar.
Cortar grosseiramente um pouco de manjericão, cebolo e reservar.
Escolher as folhas de hortelã.
Quando o wok estiver bem quente, fritar o alho, o gengibre e as malaguetas. Mexer bem para não queimar e juntar o frango. Deixar fritar bem.
Quando a carne estiver bem dourada, juntar o cebolo, a hortelã, o manjericão e o sumo de 1 lima.
Mexer e juntar 1 colher de chá de molho de peixe. Envolver tudo e juntar os CAJUS. Mexer e apagar o lume. Provar e se necessário rectificar o tempero.

Sugestões:

Pode-se substituir o peito de frango por peixe com um sabor neutro.
Acompanhar com arroz basmati, folhas de manjericão e sumo de lima.


Fica inaugurado assim este espaço dedicado à comida.

Boas dentadas!